Muito mais que celebrar e valorizar o tradicionalismo e a cultura gaúcha, a patronagem do CTG Os Praianos reforça seu compromisso, no 17° Rodeio Internacional e 4° Canto Praiano, com as pautas de inclusão social, acessibilidade universal e democratização intercultural
Com o engajamento da população josefense, o CTG Os Praianos arrecadou 1,5 toneladas de alimentos, que serão destinados às famílias carentes do município. A ação teve início dia 25 de abril, no Brasil Atacadista do Sertão do Maruim (Rod, SC-281, 2665 – São José – SC). Os clientes da rede atacadista doaram alimentos não-perecíveis em troca de ingressos para entrar no 17° Rodeio Internacional e 4° Rodeio Cultural, que iniciou dia 25 de abril e vai até 4 de maio.
Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o CTG mais uma vez reforça seu compromisso com o acesso demoracrático à cultura gaúcha e a responsabilidade social. Nesta edição, mais de nove mil ingressos cortesia em ações realizadas com a Rede Brasil Atacadista foram distribuídos. Já nas duas últimas edições do Rodeio Cultural, mais de oito toneladas de alimentos foram arrecadadas e destinadas a entidades do município, além da mobilização solidária promovida em 2024 para auxiliar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Democratização intercultural
De acordo com o sota capataz do CTG Os Praianos, Luiz Adauto Costa, um dos objetivos enquanto patronagem é garantir o acesso à cultura, promover a integração e participação social e o respeito à diversidade cultural, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento de nossas comunidades. Para o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, esse tipo de ação já é uma tradição consolidada entre o CTG Os Praianos e a Prefeitura proporcionando acesso cultural e social a todos. Na mesma linha de objetivo social, a primeira-dama do município, Sandra Regina Mikulski, afirma que “trata-se de um projeto social que faz a diferença na vida daqueles que precisam, oferecendo integração e solidariedade”. Já o presidente do Lions Club, Milton Muller, agradece por mais um ano de parceria, visando fortalecer as ações em prol daqueles que necessitam de apoio.
Integração cultural entre tradicionalismo e axé
Entre as entidades que serão atendidas está a Escola Olodum Sul, primeira escola do Olodum fora da Bahia, que atende crianças, jovens e adolescentes entre seis e 17 anos oriundas de comunidades em vulnerabilidade social. São oferecidas aulas de cultura, cidadania, direitos humanos, meio ambiente, moda, teatro, dança, capoeira, esportes, violão e conclusão do Ensino Fundamental – EJA.
Para o professor responsável pela Escola, Marcos Caneta, “a cultura é uma produção humana perfeita, que não tem diferenciação entre uma melhor ou pior, mas carrega os sentimentos de paz, de parceria, de tolerância e essa diversidade agregada entre a cultura negra e o tradicionalismo só pode ter como resultado uma cultura de paz”.
Os alimentos arrecadados serão distribuídos pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de São José, Escola Olodum Sul e o Lions Club.
Baile da melhor idade e acessibilidade
Nos 10 dias de evento, serão mais de 80 atrações artísticas e culturais, entre as quais o Baile da Melhor Idade, que ocorrerá dia 02 de maio, a partir das 15h até às 18h, com Fala Grossa e Grupo Os de Bombacha. Além da entrada ser gratuita, dois mil ingressos foram distribuídos na ação solidária na troca de alimento não-perecível por ingresso.
O CTG Os Praianos conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) com o objetivo de democratizar o acesso à cultura gaúcha. O patrocínio é do Ministério da Cultura – Lei Rouanet, Brasil Atacadista, Casas Da água, Sicoob, AM Construções, Grupo OK e Prefeitura Municipal de São José. Devido ao projeto, os shows regionais e os bailes serão abertos ao público, sem a cobrança de ingressos, haverá ainda tradução em libras, além do investimento em outras melhorias visando receber com mais facilidade de acesso e conforto o público 60+ nas arquibancadas, além do baile da melhor idade.
“Somente nos dias das atrações nacionais (27 e 30/04 e 04/05) os valores terão ingressos cobrados à parte, nos demais dias o valor do ingresso para o parque também dá direito a assistir todos os shows da noite”, explica o patrão do CTG Os Praianos Dimas Oliveira.
A patronagem preocupada especialmente em proporcionar o acesso universal ao 17° Rodeio Internacional e 4° Canto Praiano investiu desde o receptivo na portaria principal do parque, por meio de rampas de acesso e espaço para cadeirantes nas arquibancadas da cancha de laço e espaço reservado em frente ao palco. Já o público 60+ contará com poltronas modernas e confortáveis nas arquibancadas para assistir às provas campeiras. Na maioria dos eventos também haverá a audiodescrição e intérprete em Libras. Entidades e grupos com necessidades especiais também podem realizar agendamento da visita e tirar dúvidas através de canal especial de atendimento no site da entidade www.ctgospraianos.com.br.