Provas Campeiras são os grandes atrativos do tradicionalismo
Mais de 20 provas campeiras emocionantes serão disputadas por peões e prendas desde a primeira infância até os veteranos, sócios e não associados, atraindo um grande número de visitantes e participantes, com atrações e entretenimento para todas as idades.
Além de muitas atrações artísticas e gastronômicas programadas para os nove dias do 51° Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, foram reservados vários momentos para as disputadas provas campeiras de laço, paleteada, gineteada, Taça Cidade, vaca parada e de três tambores. Serão mais de R$ 200 mil em prêmios aos vencedores do rodeio entre as provas artísticas e campeiras, além de muitos troféus. As principais disputada ficam para três motos elétricas e um reboque para dois cavalos. O grande campeão do rodeio vai levar para casa um carro zero km.
O Rodeio inicia dia 27 de abril, com a abertura dos portões às 10h. As inscrições para participar das competições campeiras podem ser feitas por meio do telefone (48) 99617-028 e seguem abertas até o dia do evento, limitadas ao número máximo de inscritos em cada modalidade. Mais informações estão disponíveis no site www.ctgospraianos.com.br
Presença feminina é destaque nas provas campeiras dos Três Tambores e Laço
Nos rodeios é comum ver famílias acompanhando algum parente ou amigo nas provas campeiras, onde a maioria dos competidores são homens. No entanto, as mulheres estão cada vez mais conquistando os espaços até então predominantemente masculinos. A presença feminina, com naturalidade e determinação, vem despontando com três adolescentes de Santa Catarina, na prova dos Três Tambores, que acontece dia 28 de abril, às 20h.
Nessa prova, o objetivo é fazer o contorno em volta dos tambores, distribuídos em forma triangular na pista, no menor tempo, exigindo das participantes habilidade técnica com o cavalo. A prova dos Três Tambores será um dos grandes atrativos no primeiro final de semana entre as muitas opções de entretenimento para todos os públicos.
Quem são as competidoras de Três Tambores
Isabella e o quarto de milha Fênix vão disputar a Prova de Três Tambores
Há dois anos, num domingo durante um passeio despretensioso com os pais, Isabella Schvartz teve contato com cavalos e se apaixonou pelos animais, resgatando o tradicionalismo adormecido na família há três gerações. Isa, como é carinhosamente chamada pela mãe Tassiane Gomes Schvartz, é a mais nova das prendas a competir, com apenas 12 anos.
Competiu pela primeira vez na modalidade juvenil dos Três Tambores no ano passado no 50° Rodeio do CTG Os Praianos, com o cavalo Sagua, que é do seu professor Everaldo Santos, ficando em primeiro lugar.
Nessa edição, vai disputar a prova pela primeira vez com seu próprio cavalo, um quarto de milha com nove anos, de nome Fênix. Isabella trocou as aulas de ginástica rítmica que praticava há quatro anos pela equitação resgatando a paixão e a lida campeira com cavalos exercida pelo tataravô e bisavô materno Dirceu Gomes e Pedro Gomes, que eram domadores em Tubarão (SC), e do tataravô e bisavô paterno, Amadeus Padilha e José Schvartz, que lidavam com cavalos em Ituporanga (SC).
Além desse resgate, “coube a Isa unir ainda mais a nossa família, pois acabamos nos envolvendo em um sonho dela e nos orgulhando dessa tradição que estava adormecida por duas gerações”, revela emocionada, a mãe.
Gabriele e o cavalo Hércules disputam Prova dos Três Tambores em 2024
“É algo libertador e de uma conexão muito forte com o cavalo”, afirma Gabriele Gutiha Lorenzetti, com 15 anos. Há dois anos decidiu participar das provas, motivada por sua admiração pelas competições. “Eu sempre ficava assistindo, até que resolvi deixar de apenas ver para participar”, conta Gabi, como é chamada pelos amigos.
A família também é tradicionalista e a incentivou: ela conta que “sempre esteve nos rodeios”, sendo algo normal estar junto aos cavalos. Seu principal incentivador é o avô, Luís Flávio, que participa das provas de laço, e dá todo o suporte e apoio para Gabi participar das provas de Três Tambores com o seu cavalo da raça Crioulo, Hércules, de nove anos.
Gabriele faz parte de uma geração que busca seus espaços, onde quer que deseje: “As mulheres não precisam ter medo ou vergonha por estarem competindo nesse esporte ou outro onde os homens ainda predominam”.
Nicoly e quarto de milha Aysha
Nicoly Dal Castel de Oliveira tem 21 anos e iniciou nas provas Três Tambores há dois anos em um centro de treinamento de equitação, onde conquistou diversas medalhas. A sua participação no CTG Os Praianos foi em 2023, conquistando o terceiro lugar nos Três Tambores na modalidade prenda.
Nicoly é uma das incentivadoras para prendas e peões, “todos que gostam e tenham vontade de iniciar, apenas comecem, mesmo não tendo cavalos”. Atualmente, ela disputa as provas com um quarto de milha de oito anos com nome Aysha.
O Laço que une mães e filhos
Os laços afetivos entre mães e filhos são longos e resilientes, assim como o que os une nas competições de tiro de laço. Nos rodeios, essas provas são a demonstração da rotina quase que diária dos peões, nas lidas do campo junto ao gado. Cada modalidade está relacionada ao manejo com a boiada, seja para reconduzir algum bezerro desgarrado ou apartar algum animal para cuidado veterinário.
Além das provas em dupla com as mães, há também outras provas com a presença feminina: Laço Prenda, Prendinha, Bonequinha e TOP do Laço. Para as crianças, há uma competição que atrai toda a familia: a Vaca Parada, contemplando guris e gurias que laçam um boi de madeira, nas modalidades Piazito, Piazinho, Piá, Bonequinha, Menininha e Prendinha.(
“Nossa programação do 51° Rodeio está repleta de atividades que representam a tradição e a cultura gaúcha, presente há 51 anos em nosso CTG Os Praianos, onde são realizadas atividades como as danças tradicionais, os rodeios crioulos, os churrascos e as competições campeiras, além dos shows, buscando manter viva a tradição gaúcha em solo catarinense”, afirma o diretor campeiro Marlon Fernandes, que está presente na entidade há 34 anos.
Paleteada, disputa emocionante e acirrada dos apaixonados por correr o gado
Paleta a Paleta, essa é a dinâmica da Paleteada, prova na qual é testada a habilidade da dupla de paleteadores com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e a submissão do cavalo da raça Crioulo.
A prova tem ínicio quando um rês é largado do brete para correr em uma área de 110 metros, onde os paleteadores devem paletear o animal, ou seja, conduzir o boi ou vaca prensado entre os dois cavalos, sem deixar escapar, por quatro porteiras de um percurso pré-definido. Os pontos são cumulativos, vencendo a dupla com maior pontuação. Esse trabalho conjunto entre os dois paleteadores e os dois cavalos exige persistência dos ginetes e destreza dos animais.
Na Paleteada, os vencedores abrem caminho para chegar a disputa máxima do Freio de Ouro, a mais importante prova da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Segundo Marlon Fernandes, diretor da Campeira do CTG Os Praianos, nessa 51ª edição do rodeio são esperadas 30 duplas participantes, divididos em duas categorias, Força A e Força B, sendo cerca de oito do CTG Os Praianos.
Uma Cidade Tradicionalista
Aos poucos, vão chegando os motorhome e reboques com cavalos que irão participar das provas com os peões e prendas. O acampamento já movimenta o local antes mesmo das competições, com a rotina de treinos e de cuidado com os animais. A área conta com infraestrutura de banheiros, cozinha e todo o necessário para receber o público de cerca de 400 acampados .
Para conferir as atrações e a programação completa, acesse o site www.ctgospraianos.com.br e garanta hoje mesmo seu ingresso para essa grande festa.
Programação 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos
27 DE ABRIL DE 2024
08h: Concurso a Mais Prendada Prenda Rodeio dos Praianos
10h: Abertura dos portões (Local)
10h15 às 16h00: Declamação – Concurso Artístico (Palco Declamação)
10h às 16h00: Vocal e Instrumental – Concurso Artístico (Palco Cultural – Lona)
10h às 17h00: Danças Mirim-Juvenil – Concurso Artístico (Palco Arena Cultural)
12h: Treino dos sócios do CTG Os Praianos
17h às 18h: Espetáculo Danças Infanto-Juvenil “Era uma Vez” – Personagens: Frozen, Branca de Neve, Aladim, Bela, Pequena Sereia (Palco Cultural – Lona)
18h às 19h: Premiação – Rodeio Cultural (Palco Arena Cultural)
19h às 21h30: Festival Canto Praiano – Canto Praiano (Palco Arena Cultural)
21h30: Show de música Nativa – Cézar Oliveira e Rogério Melo (Palco Arena Cultural)
23h às 01h40: Baile Show – Grupo Chão Batido (Palco Arena Cultural)
02h às 04h: Baile Show – Grupo Portal (Palco Arena Cultural)
04h: Encerramento
28 DE ABRIL DE 2024
09h: Abertura dos Portões (Palco 3)
09h às 16h00: Vocal e Instrumental – Concurso Artístico (Palco Cultural 1 – Lona)
09h às 17h: Danças Adulto e Veterano – Concurso Artístico (Palco Arena Cultural)
17h30 às 18h00: Espetáculo Infanto Juvenil “Espetáculo Circus”
18h às 19h00: Premiação – Concurso Artístico (Palco Arena Cultural)
19h às 20h00: Dança da Integração – Invernadas Artísticas (Palco Arena Cultural)
20h: Prova dos Três Tambores
20h30: Show Musical – Carlos Magrão (Palco Arena Cultural)
22h: Baile Show – Os Baileiros (Palco Arena Cultural)
23h30 às 02h00: Baile Show – Grupo Candieiro (Palco Arena Cultural)
02h: Encerramento
29 DE ABRIL DE 2024
18h: Abertura dos Portões
18h às 21h: Show de Música Regional (Palco Cultural – Lona)
21h às 21h30: Danças Tradicionais – Invernada Artística (Palco Cultural – Lona)
21h30 às 00h00: Baile Show com William Farias Vargas e Grupo Saragaço (Palco Cultural – Lona)
30 DE ABRIL DE 2024
18h: Abertura dos Portões
19h: Show Regional (Palco Cultural – Lona)
20h: Abertura Oficial do 51º Rodeio Nacional
21h: Espetáculo de Danças Folclóricas com Grupos Danças Praianos (Palco Cultural – Lona)
22h: Show Nacional com Mayk e Rey (Palco Arena Cultural)
23h30: Show Nacional com Israel e Rodolffo (Palco Arena Cultural)
04h: Encerramento
01 DE MAIO DE 2024
10h: Abertura dos Portões
8h: Laço Sócio
– Taça Cidade | Somente 200 Fichas
– Provas Campeiras Cadeira/Couro/Estafeta
– Laço Seleção de CTG
10h30: Espetáculo Infantojuvenil “Meus Filmes Preferidos” (Piratas do Caribe, Harry Potter, Chaplin, Divertidamente, Matrix, Malévola, Peter Pan)
16h: Espetáculo Infantojuvenil “Circus” (Palco Arena Cultural)
17h: Espetáculo de Danças Folclóricas com Os Garroneiros (Palco Cultural – Lona)
18h: Espetáculo de Danças Folclóricas com a Invernada CTG Os Praianos (Palco Arena Cultural)
18h às 22h: Espetáculos Regionais com Grupos Diversos (Palco Cultural – Lona)
20h: Gineteada
22h às 23h30: Show Nativista com Mauro Moraes (Palco Arena Cultural)
23h30 às 03h30: Baile Show com Chiquito e Bordoneio (Palco Arena Cultural)
04h: Encerramento
02 DE MAIO DE 2024
14h: Laço Peão Letrado
– Após Laço Irmãos
– Após Laço Quarentão
– Continuação da Taça Cidade
17h: Abertura dos Portões
21h: Espetáculo de Danças Folclóricas com Os Garroneiros
21h30: Espetáculo de Danças Folclóricas com a Invernada CTG Os Praianos (Palco Cultural – Lona)
21h: Show Nativista com Ricardo Portto e Grupo (Palco Arena Cultural)
00h às 02h: Baile Show com Banda Tome Amor (Palco Arena Cultural)
02h às 04h: Show Baile com Paulinho Mocelin (Palco Arena Cultural)
04h: Encerramento
03 DE MAIO DE 2024
8h – Paleteada | 30 duplas limitadas.
– Dupla OFICIAL | 200 fichas limitadas.
16h: Abertura dos portões
19h: Show – Gabriel Reis (Palco Cultural Lona)
20h: Gineteada | limitada em 40 inscrições
20h: Danças Típicas com Grupo CTG Os Praianos (Palco Arena Cultural)
20h às 22h: Show Baile com William Farias Vargas e Grupo Saragaço (Palco Arena Cultural)
22h às 00h: Show Baile com Tchê Barbaridade (Palco Arena Cultural)
00h às 04h: Show Baile com Tchê Garotos (Palco Arena Cultural)
04 DE MAIO DE 2024
6h30 – Laço Patrão de Piquete
– Laço Vaqueano
– Laço Veterano
– Após Laço Pai e Filho(a)
– Após Laço Mãe e Filho(a)
– Após Laço Piá
– Após Laço Guri
– Após Laço Prenda
– Após Laço Prendinha
– Após Laço Bonequinha
– Após TOP do Laço (Individual feminina)
– Laço Equipe
10h: Abertura dos portões
15h: Vaca Parada (Piazito, Piazinho, Piá, Bonequinha, Menininha e Prendinha)
16h: Espetáculo de Danças Típicas com a Invernada Artística do CTG Os Praianos (Palco Cultural – Lona)
17h: Espetáculo de Danças Típicas com Querência Açoriana (Palco Cultural – Lona)
20h: Gineteada
22h: Baile Show Nacional com Gaúcho da Fronteira (Palco Arena Cultural)
00h: Baile Show com Bruninho Lins e Banda (Palco Arena Cultural)
02h às 4h: Baile Show com Garotos de Ouro (Palco Arena Cultural)
05 DE MAIO DE 2024
6h30: Laço Coordenadores e Ex-coordenadores
– Após Laço Patrão de CTG
– Após Final Equipes | Quatro laçadores.
– Após Final Taça Cidade | Laço dupla.
– Após Final OFICIAL | Laço dupla.
– Após Final Gineteada
10h: Missa Campeira
10h: Show com Artistas Regionais (Palco Cultural – Lona)
15h: Show com Adriano Athayde (Palco Cultural – Lona)
16h: Show com Lucas Meirelles e Mateus (Palco Arena Cultural)
18h: Show com Banda Maria Fumaça (Palco Arena Cultural)
20h: Show Nacional com Ana Castela (Palco Arena Cultural)
*A programação poderá sofrer alterações, confira no site ctgospraianos.com.br
O 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos conta com o patrocínio de Brasil Atacadista, Prellog, AM Construções, Sicoob, Casas da Água, Supermercados Imperatriz, OK Cosméticos, Divicom, Oilson, Roque Kremer Madeiras, Prefeitura de São José e Grupo ND. Os ingressos estão sendo comercializados na Pensa no Evento.
Serviço:
O que: 51º Rodeio Nacional
Quando: De 27 de abril a 05 de maio
Onde: CTG Os Praianos – São José – SC
Quanto: Valores disponíveis no site por dia
*Meia entrada para estudantes (apresentando carteirinha) e pessoas acima de 65 anos
**Crianças até 6 anos acompanhada de seu responsável não pagam. De 7 a 12 anos pagam meia entrada, após apresentar carteirinha de estudante.
Informações: www.ctgospraianos.com
Divulgação:
Vânia Monteiro – (48) 99678-3883
Sandra Domit – (48) 99150-2206
Marisa Ribeiro – (51) 98537-0418