Entre as provas campeiras, envolvendo a rusticidade entre peões e os cavalos, a delicadeza das danças entre os peões e as prendas, que perpetuam as tradicionais danças gaúchas por meio das invernadas. No sábado, penúltimo dia do 17° Rodeio Internacional do CTG Os Praianos, a tarde foi dedicada aos grupos que participam de competições mas que também levam brilho, encantamento, alegria e emoção nas apresentações.
A convite do CTG Os Praianos, se apresentaram, também em outros dias do Rodeio, os grupos de dança Raízes Açoriana e Garroneiros, e as invernadas do GAC Querencia Açoriana, do CTG Barra Mansa e do CTG Sentinela e Tradição. Todos foram recepcionados pelo diretor das Invernadas, seu Leleu, e integrantes da invernada de veteranos do CTG Os Praianos. Como forma de reconhecimento e agradecimento, ao final das apresentações seu Leleu entregou para os representantes das invernadas e grupos um troféu do 17° Rodeio Internacional.
Compromisso em preservar as tradições gaúchas
“Desde 1989, a invernada do CTG Os Praianos tem somado muitas vitórias, após vencer também as dificuldades”, revela seu Leleu. Entre as muitas conquistas, o de campeão geral do Rodeio de Vacaria (RS), o título nacional do Rodeio dos Campeões, evento esse que ocorre de dois em dois anos em um dos estados brasileiro. Neste ano, a invernada dos praianos estará presente com três integrantes que se classificaram individualmente na competição estadual catarinense. “Nos últimos dois anos, a nossa invernada tem sido muito bem premiada em todas as competições regionais”, finaliza com orgulho o diretor das invernadas dos praianos.
Convite
Os interessados em participar da Invernada do CTG Os Praianos, com idade a partir dos 30 anos, pode buscar mais informações no site da entidade www.ctgospraianos.com.br
“Interesse, tempo e dedicação são os principais requisitos para a arte da dança gaúcha”, explicou seu Leleu, informando que os ensaios ocorrem nas terças e sextas.
As apresentações das invernadas integram a programação artística do rodeio, que neste ano reuniu mais de 80 atrações culturais e shows nacionais, sempre com a proposta de levar entretenimento e fortalecer os laços da tradição gaúcha. O evento contou com patrocínio do Ministério da Cultura – Lei Rouanet, Brasil Atacadista, Casas da Água, Sicoob, AM Construções, Grupo OK e Prefeitura Municipal de São José.