CTG Os Praianos

Home

Feriado com programação recheada de atrações culturais

Dia 1° de maio, feriado em homenagem aos trabalhadores, o 17° Rodeio Internacional do CTG Os Praianos reservou muitas atividades, de resgates históricos, danças tradicionais, orquestra de gaitas ponto, acordeon piano e sanfona, e de muita música. Um dia vibrante, com muito colorido, muitas torcidas e aplausos, aliada ao sabor da conquista de troféu e simpatia do público. 

 

Entre as muitas atrações, o Gaiteraço  foi um sucesso de público. A orquestra com cerca de 50 gaiteiros, com as mais variadas idades, arrancou aplausos a cada música executada. Foram 15 músicas, no espaço de uma hora de show, resgatando grandes talentos como Os Irmãos Bertussi, Porca Véia, Borghettinho, Gildinho e Luiz Carlos Borges. 

 

“A gaita, que faz parte da alma do Rio Grande e está presente nas letras e histórias que embalam gerações, ganhou protagonismo em São José”, disse com orgulho o professor de gaita Douglas Timm. Junto com o também professor de gaita Diego Fagundes, há dois anos deram início ao projeto da orquestra de gaiteiros, no município de Antônio Carlos/SC, com a participação de alunos, professores, músicos profissionais e amadores, além de  admiradores desse instrumento musical. 

 

A originalidade da proposta ecoou junto ao diretor das invernadas, Aladir José da Silva, “Leleu”, que trouxe o Gaiteraço para os praianos. “Essa sonoridade das gaitas foi um presente para todos os trabalhadores que aqui vieram prestigiar as tradições e a cultura gaúcha”, concluiu. 

 

Dança, a arte de manter e cultivar viva as tradições gaúchas

Cerca de 12 pares da invernada do CTG Os Praianos encantaram o público apresentando suas coreografias sobre as tradicionais danças gaúchas. De acordo com o diretor das invernadas, Aladir José da Silva “Leleu”, as danças tradicionais gaúchas se perpetuam por meio desses grupos, que envolvem crianças, jovens e adultos em atividades como dança, música e poesia. Para cada apresentação, os temas das coreografias são pesquisadas, contando parte da história sulista. 

 

Entre as danças típicas apresentadas no palco pela invernada dos Praianos, todos vestidos tipicamente, o bailado de uma das mais tradicionais dança, do Tatu com volta e meia, encantou a todos pelo seu bailado suave e harmonioso. Outra dança, a Jardineira, que mantém alguns traços de origem açoriana, chamou a atenção pela mistura entre as duas culturas. O grupo sobe ao palco novamente neste fim de semana.