CTG Os Praianos

Confira as vencedoras do Concurso “Mais Prendada Prenda”

Foi realizado neste sábado (29/04), o Concurso “A Mais Prendada Prenda”, que premiou as prendas mais preparadas, nas seis categorias, em termos de conhecimento sobre a cultura, tradições e artes da vida campeira do sul do Brasil. O Concurso foi uma das atrações artísticas no primeiro dia do 50º Rodeio Nacional e 16º Rodeio Internacional do CTG Os Praianos, que se estende até o dia 07 de maio, em São José.

Esse concurso traz as representantes de cada entidade, isto é, as prendas de faixa de cada Centro de Tradição Gaúcha – CTG, que competem entre si, para ver qual delas que vai representar essa edição do Rodeio. No próximo ano, a prenda vencedora dessa edição vai entregar a faixa para a ganhadora do ano que vem.

As ganhadoras foram agraciadas com uma faixa e maleta de couro que as prendas usam para carregar maquiagem e pertences pessoais.

As vencedoras nas seis categorias são:

Pré-Mirim – Vitória Lemos Chaves, Planalto Lageanos

Mirim – Julia Lopatink, Grupo de Arte Cultura Querência Açoriana

Juvenil – Luana Santos Andrade, Grupo de Arte Cultura Ilha Xucra

Adulta – Camille Britto dos Santos, do CTG Os Praianos

Veterana -Silvani Luiza da Silva, CTG Os Praianos

Xiru – Fátima Miranda, Cheiro Grupo de Agricultura Ilha Xucra

Conforme explica a Conselheira e Diretora das Prendas do CTG Os Praianos, Fátima Costa, o concurso resgata a parte cultural nos rodeios, no qual as prendas precisam se preparar para além de fazer a parte artística com provas de dança, canto, declamação e relato de lenda. Precisam estudar sobre temas relacionados a tradição, tradicionalismo e folclore, levando as participantes a aprimorarem seus conhecimentos sobre nossa história e refletir sobre nosso presente e futuro.

Fátima Costa informa ainda que nos concursos as crianças precisam também apresentar sobre uma brincadeira ou brinquedo antigo, algo importante para o desenvolvimento infantil e que hoje em dia está se perdendo cada vez mais com o uso exagerado das tecnologias. Além disso, precisam apresentar algum artesanato, demonstrando a importância dos trabalhos manuais, sua história e sua possibilidade de fonte de renda.

Segundo a conselheira e diretora, para o rodeio, o concurso “Mais Prendada Prenda” eleva os conhecimentos das participantes, ouvintes e avaliadores, vencendo as prendas que estiverem melhor preparadas, somando pontos para o seu grupo, ostentando a faixa e divulgando o CTG promovente do evento. “Estou na organização deste concurso desde 2009. É um título cobiçado por toda prenda. É um concurso de cada CTG e obedece ao regulamento do MTG”, disse Fátima Costa.

As candidatas foram avaliadas em várias provas, incluindo artísticas, escritas e orais, abrangendo assuntos como história, geografia, folclore, tradição, artesanato e culinária típica.

Entre os temas abordados no Concurso da Prenda Juvenil, Adulta, Veterana e Xirú estão “A busca do resgate e valorização de nossos antepassados”, “Os meios de comunicação na propagação da cultura gaúcha”, “Os 50 anos do MTG SC”, “O empoderamento feminino na sociedade tradicionalista”, “O tradicionalismo como instrumento de inclusão e promoção social”, “Influencias açorianas na Tradição Gaúcha”, “Usos e Costumes na Indumentária Gaúcha”, “200 anos de Anita Garibaldi”, “Crendices e Superstições” e o “Papel dos jovens no Tradicionalismo”.

As avaliadoras do Concurso foram Cristina Cardoso Rodrigues, 3º prenda da CBTG e coordenadora da 7º região do MTG SC, Isadora Lemos, Prenda do CTG Vale da Amizade de Turvo e Schirley Terezinha do Nascimento, diretora cultural Fado MTG-SC.

Fotos Crédito: Rogério dos Santos