CTG Os Praianos

História

Ousamos mesmo em afirmar que o primeiro rodeio do Brasil organizado como um espetáculo aconteceu em São José.

Em 1847, entre o fim de fevereiro e o início de março, São José da Terra Firme recebeu a visita de Dom Pedro II e de Dona Tereza Cristina, o casal imperial do Brasil. Enorme, contam os historiadores era a comitiva que desembarcou no Desterro.

Tão importante visita teria um objetivo de cunho político: queriam os regentes demonstrar a sua simpatia pela região Sul, palco da Revolução Farroupilha, há pouco terminada. Nessa que foi a mais longa guerra interna já acontecida em nosso país, defrontaram-se simpatizantes da monarquia e republicanos.

A vinda de Dom Pedro e Dona Tereza Cristina foi vista com bons olhos. Em terras catarinenses, além da capital e de São José da Terra Firme, também a localidade de São Miguel, em Biguaçu, deveria ser visitada, mas fortes chuvas impediram o deslocamento dos barcos até lá.

Imagine-se o empenho de nossas autoridades em bem receber os visitantes. Sabe-se que, em outros eventos, em São José foi promovida a apresentação de exímios cavaleiros em tiro de laço (laçadas), pialo, combates de lança, facão e arremesso de boleadeiras. Eram homens vindos do planalto serrano especialmente para a ocasião.

O régio casal ficou impressionado com o que viu, especialmente com a indumentária dos peões, e chegou a circular pelo improvisado acampamento em que se alojavam pessoas vindas de todo o estado.

D. Pedro II permaneceu três dias em São José e depois seguiu para o Rio Grande do Sul, onde ficou quarenta dias. Dona Tereza Cristina não o acompanhou, ficou aproveitando os poderes medicinais das águas de Caldas da Imperatriz, hoje localizadas no município de Santo Amaro.

Podemos dizer que, com a festa oferecida aos soberanos nos alagados de Campinas, em São José, abriram-se entre nós os verdadeiros rodeios para a exibição pública. O que até então havia eram rodeios feitos por peões nas propriedades em que trabalhavam. Na assistência, quando muito, somente os vizinhos.

O que acabamos de lembrar nos leva à reflexão de que, de uma certa forma, os animados rodeios hoje promovidos pelo CTG Os Praianos têm em sua raiz um relevante acontecimento histórico. Ousamos mesmo em afirmar que o primeiro rodeio do Brasil organizado como um espetáculo aconteceu em São José.

*Pesquisa: Trechos do livro - CTG OS PRAIANOS – 30 Anos de Tradição

Jairo Lisowski/ Ilário Arent. Departamento Cultural CTG Os Praianos – ano 2002.

CTG OS PRAIANOS

Rua Vidal Vicente de Andrade, 72 - Forquilhinhas - São José/SC

Fones: (48) 3357-0800 / 3357-0990 | Email: ctgospraianos@ctgospraianos.com.br

Inteligência Web